A pouco menos de 100 dias para o início da Copa do Mundo de futebol, um dos eventos mais aguardados de 2022, a criptomoeda que se dizia ser a cripto da Copa derreteu incríveis 70%.
A $FIFA, como foi nomeada a criptomoeda, surgiu após um post de uma conta no twitter que dizia estar com uma parceria exclusiva com a entidade responsável pela organização da Copa do Mundo, a FIFA. Chegando a acumular mais de 10 mil seguidores em pouco tempo, o projeto claramente falso parece ter sido desmascarado oficialmente.
Primeiro, foi feito um anúncio do lançamento da criptomoeda na rede Binance Smart Chain, uma das mais organizadas e bem sucedidas do ramo. Na ocasião, mais de mil pessoas negociaram o token, que dias depois viria a derreter quase que totalmente.
O derretimento de tal Criptomoeda no entanto não aconteceu ocasionalmente, isso porque, a Peckshield, uma das maiores redes de proteção a fraudes no mundo dos criptoativos, emitiu em nota um comunicado que colocava em cheque a fraude.
Após a descoberta, a equipe de segurança pediu para que os investidores que colocaram dinheiro no projeto, estejam mais atentos a distribuições de tokens que não parecem 100% confiáveis e regulamentadas, ainda mais quando envolve uma entidade tão grande como a FIFA.
Criptomoedas na Copa do Mundo 2022
Do que se pode ter certeza quanto a Criptomoedas e Ativos Digitais oficialmente na Copa do Mundo de 2022 no Catar, se trata da parceria inédita da Crypto.com com o torneio, se tornando a primeira empresa de Cripto a patrocinar uma Copa do Mundo.
A exchange que já é presença forte nos esportes, inclusive fechando a compra do naming rigths da arena do Lakers, uma das maiores franquias esportivas do Mundo, a Crypto vai atuar no marketing e em ações envolvendo web3 durante toda a Copa. Desde ativações em loco envolvendo Metaverso, até promoções quanto a produção e distribuição de NFTs e Criptomoedas temáticas.
Além da Crypto.com, outro nome do ramo de exchanges a estar presente na Copa do Mundo do Catar será a ALGO (Algorand). Essa criptomoeda fará com que a FIFA possa emitir tokens para seus patrocinadores tanto da Copa do Mundo no Catar em 2022, quanto para a Copa do Mundo Feminina, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia em 2023.
Essa sim foi anunciada com total apoio da FIFA, inclusive com declaração oficial da parceria, divulgada pela entidade máxima do esporte.
“Temos o prazer de anunciar esta parceria com a Algorand. A colaboração é uma indicação clara do compromisso da FIFA em buscar continuamente canais inovadores para o crescimento sustentável da receita para reinvestimento adicional no futebol, garantindo transparência para nossos acionistas e fãs de futebol em todo o mundo, um elemento-chave de nossa visão de tornar o futebol verdadeiramente global. Estou ansioso para uma longa e frutífera parceria com a Algorand”, publicou a FIFA.
A FIFA alerta ainda que qualquer movimento de investimento a ser feito em uma suposta produção da entidade, deve ser analisado antes o site, onde está todas as informações quanto a parceiros e projetos presentes no torneio entre seleções mais importante do planeta.