SALVE GLORIOSO CRUZEIRO

Data:

SALVE GLORIOSO CRUZEIRO

    AMIGOS do FINAL, vamos fugir um pouquinho da ditadura Gre-Nal pois está chegando a hora. O amado, glorioso e histórico Esporte Clube Cruzeiro estréia amanhã na Segundona Gaúcha jogando às 15h30min no estádio Estrelão (Protásio Alves 8301), contra o forte Brasil de Farroupilha, clube empresa em parceria com a Cortiana Plásticos e um dos favoritos ao título. 

    O Cruzeiro é uma glória do futebol gaúcho, tem 96 anos de história e muitas familias envolvidas com o clube das cinco estreladas. Por isso entendo que Porto Alegre tem que parar de ignorar o Estrelado. A cidade e a nossa gente tem que apoiar o “Leão da Montanha” como o Cruzeiro era chamado no passado pela imprensa da Capital. Glórias não faltam ao Cruzeiro. O clube é o pioneiro a jogar na Europa, onde esteve com as inesquecíveis excursões de 1953 e 1960, tem o primeiro título Intercontinental do futebol gaúcho, a conquista do Torneio da Páscoa, em Berlim, na Alemanha, em 1960, já foi Campeão Gaúcho e luta para voltar. Vá amanhã ao Estrelão e apoio o amado Estrelado. Compareça.

Timaço do Cruzeiro no Gauchão de 1970: Henrique, Miguel, Ortunho, Bido e Arceu; Em baixo, Arlém, Arnaldo, Joãozinho, Pio e Laoni. Este time foi Campeão da Copa Governador de 1970 e quarto colocado no Gauchão daquele ano.

Tags:

18 comentários para “SALVE GLORIOSO CRUZEIRO”

  1. Brum disse:

    E aí Campelo… Do jeito que anda o Grêmio, daqui a pouco tô lá no Estrelão apoiando o Cruzeirinho… Tá difícil a coisa, hein?

    Abraço!

  2. Fagner dos Santos disse:

    Campelo,

    estou torcendo muito para o Cruzeiro nessa segundona. Não querendo menosprezar os outros times do inteirior, gostaria de ver mais gente valorizando os “menores” (quanta injustiça) da cidade. Porto Alegre (e o brasileiro em geral) tem memória fraca; esquece que o citadino era um grande campeonato e que tivemos o Força e Luz, o Renner, o Nacional. Sem contar o Zequinha. Era muita gurizada jogando e menos gente perdida por aí. Espero, um dia, ver as categorias de base jogando uma “Taça Porto Alegre” – já que os profissionais se dizem tão esgotados. Boa sorte na estréia.

  3. Gabriel de Mello disse:

    Ola meu amigo! Estou muito feliz por mais este espaço para colocar tuas opiniões na roda. Vai sair faíscas com certeza… Assim espero pelo menos.

    Parabéns pelo blog e salve Cruzeiro e os Cruzeiristas!

    Um abração meu amigo

  4. Rafael M. disse:

    Fica pertinho da minha casa, daqui dá pra ver uma goleira (de gratis!) pena que vi o post tarde demais, senão eu dava um conferida no jogo (no estádio!)

    Abraço;

    RESPOSTA DO CAMPELO: O JOGO é amanhã, sábado, às 15h30min, ainda é cedo.

  5. Júnior disse:

    Salve o glorioso Cruzeiro. Rumo à Série A 2010. Erro da Federação fazer os dois campeonatos (Séries A e B ) ocorrerem concomitantemente. Os times da B só contratam renegados da A. Mas o Cruzeiro vai contra tudo e contra todos e vencerá esta competição. Aliás, se o time não se classificar nesta primeira fase, em que passam 6 de 7, eu nunca mais acompanho futebol.

    Quem é o melhor jogador do Cruzeiro, Campelo?

    RESPOSTA DO CAMPELO: O Cruzeiro vai se classificar sim. O Cruzeiro tem alguns bons e promissores jogadores, como Maxwell, Leo, Miguel, Max, Paulo Sèrgio….

  6. Erico Faustini disse:

    Campelo,

    Parabéns pelo espaço ao Glorioso Cruzeiro! Felizmente ainda temos pessoas, como tu, que consegue ver o futebol também com visão histórica. Vamos torcer pela volta do Cruzeiro ao Gauchão. Campeonato gaúcho sem o Cruzeiro é que nem Brasileirão, por exemplo, sem Palmeiras, Botafogo, Grêmio ou Internacional. Perde a graça e muito do apelo. Por isso, no campeonato nacional clube de tradição que cai tem apoio financeiro especial na segundona. Alias, está aí uma boa idéia para o Noveletto. Hoje a segundona gaúcha tem mais campeão gaúcho (Cruzeiro,Pelotas, São Paulo, Rio Grande, Farroupilha, Guarani, Bagé e 14 de Julho) que a primeira divisão (Brasil, Juventude. Caxias, Grêmio e Inter). Na hora de repartir os parcos recursos para os clubes da segundona, parece que dá 10 ou 20 mil para cada clube, poderia criar um ranking. Clube que já foi campeão gaúcho ganharia mais recursos (nível A), os que já disputaram gauchão mas não foram ainda campeão menos (nível B) e os que nunca estiveram no gauchão menos ainda (nível C). Olha, esta idéia é ótima. Usa critério e é coerente. Melhor que isto: Estrelão amanhã. É uma boa pedida.

    RESPOSTA DO CAMPELO: Genial idéia Erico, parabéns.

    PS: Amanhã tem almoço (buffet) a r$ 10,oo na churrascaria do Estrelão para quem quiser chegar cedo.

  7. Rafaela disse:

    Adorei o blog! Muito bom mesmo! irei favoritar! Parabéns!DALE INTERNACIONAL!

  8. fleck disse:

    estarei lá com certeza conhecendo o novo ESTRELÃO

  9. Erico Faustini disse:

    FAZENDO UMA CORREÇÃO:

    Na foto do grande time do Cruzeiro de 1970 faltou nomear o penúltimo jogador, de pé, da esquerda para a direita, entre o Bido e o Arceu. O capitão do time, ex-Seleção Brasileira, Internacional, Corinthians e Cruzeiro de Minas: Claúdio Danni, um dos maiores zaqueiros da história do futebol brasileiro.

    Erico

    RESPOSTA DO CAMPELO: Estás certo Erico, obrigado.

  10. Luiz disse:

    Ol

  11. josé wortmann-bido disse:

    Fiquei muito contente e emocionado por saber que o “timaço” do Cruzeiro não foi esquecido. Gostaria de lembrar que a conquista da “1ª Copa Governador do Estado” foi conquistada em uma final com o Novo Hamburgo(Floriano). Escore: 2 x 1 para o Cruzeiro. Curiosidade: o time do Cruzeiro começou o jogo, por exigência da Federação, com apenas “10″

    jogadores. Seu Treinador era o Sérgio Moacir(se hoje estivesse vivo e em atividade seria, sem sombra de dúvidas, o melhor do Brasil). O plantel, nesta época, tinha , tambem, outros grandes jogadores(Didi Pedalada, Antunes(irmão do Zico), Valdir Moraes, Vieira, Airton, Marino e muitos outros). Um grande abraço a todos “18″.

    bido

    RC: Bah… estou emocionado. Receber uma mensagem do grande Bido, que formou com Pio um dos maiores meio-campos do futebol gaúcho, na época do esquema 4-2-4. Obrigado pela mensagem. Salve Glorioso Cruzeiro, pois “…96 anos passaram e o Cruzeiro continua de pé…”, como diz o nosso lindo hino composto pelo maestro Túlio Piva. Abraços Bido, quando vieres a Porto Alegre faça contato para levarmos você ao Estrelão. Obrigado Bido.

  12. josé antonio wortmann-bido disse:

    Caro Campelo,

    estive em Palegre e aproveitei para visitar o Estrelão e comprar adesivos do nosso Cruzeiro. Meu carro, o da minha esposa e os

    que tenho para o trabalho na Fazenda, carregam sempre um adesivo do

    Cruzeirinho. Voltando a visita ao Estrelão, me chamou atenção a ausência de uma lembrança pela conquista, pelo nosso Cruzeiro, da lª COPA GOVERNADOR DO ESTADO. Tem até uma faixa relativa a um Vice da Equipe Junior. Seria interessante que cruzeiristas procurassem pesquisar sobre o feito, nos jornais da época, para saberem, principalmente, como foi esta conquista e o porquê de sua importância.

    Agradeço pelo espaço e deixo, para o amigo,

    um grande abraço

    bido

    RC: Bido, estaremos providenciando esta sua justa solicitação. Grande conquista de 1970.

  13. Ricardo disse:

    Fui criança moradora do lado da Montanha nos anos 60, era só pular o muro e estar junto do Airton, Vieirra, Silveira, Bido, Pio,Aelem,Arceu,Eraldo,Didi,Claudio dani,Mergulhão, Seu Cará(tecnico) e tantaos outros, Jarbas Tonel, Jarbas, Parraga,etc…vivi minha infância dentro do campo do Cruzeiro

  14. RUDIMAR VERISSIMO disse:

    SOU GRANDIOSO, SOU COLORADO, CAMPEAO DE TUDO, MAS QUERO DEIXAR MEUS PARABENS AO ESPORTE CLUBE CRUZEIRO PELO SEU RETORNO A PRIMEIRA DIVISÃO DO FUTEBOL GAUCHO.,,,,,PARABERNS CRUZEIRO, E A PORTO ALEGRE QUE AGORA CONTA COM QUATRO CLUBES NO CAMPEONATO GAUCHO.!

  15. Valdir Appel disse:

    Onde anda Jarbas Tonel? Joguei com ele no Sport de Recife em 1969

    RC: Ele é da cidade de Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul.

  16. Gerson Oliveira disse:

    olá… Sou cunhado do Jarbas Tonel, pois minha irmã e sua filha estava com ele em recife. A Jane (esposa do jarbas) está em Balneário Camboriu.

    Grande abraço, Gerson (47)9928-6464

  17. Joao Daniel disse:

    Campelo, sua matéria sobre este saudoso time foi de uma felicidade incrível.

    Sou gremista, mas cruzeirista de coração.

    Meu saudoso pai (Joaozinho) foi um dos craques desta época de ouro do famoso time da figueira.

    Abraços!!!!

  18. luiz carlos de sao jose disse:

    esta epoca so tinha 10 anos mas mim lebro muito bem deste tine pois os melhores do mundo formarao esta bela equipe tempo que se via um futebol arte muito diferente que se ve hoje futebol força e correria prinsipalmente por ka na europa saldade e parabens cruzeiro

Deixe um comentário






Artigo anterior
Próximo artigo

Compartilhar

Mais lidas

Continue Lendo
Relacionados

Empresa lança NFTs para apoiar futebol feminino; Entenda

O banco de investimento suíço Credit Suisse e a...

E-Sports e Metaverso; Conheça projeto da Talon

Talon Esports anunciou que está lançando um metaverso para...

2024 o ano dos Fan Tokens? Veja as melhores opções

A introdução da tecnologia blockchain e das criptomoedas revolucionou...

Gigante do Futebol Inglês cria sua própria Criptomoeda

O Tottenham Hotspur está colaborando com o Socios.com para...