APERTA O FUNIL DA SEGUNDONA

Data:

APERTA O FUNIL DA SEGUNDONA

       A Segundona Gaúcha começou neste ano com 27 clubes e agora apenas oito seguem na busca do título e, principalmente, do acesso ao Gauchão 2011. Pelo meio do caminho já ficaram clubes favoritos. O Brasil de Pelotas fez um fiasco ao cair já na primeira fase. Com dinheiro e estrutura, também ficaram pelo caminho, o Glória de Vacaria, o Cerâmica de Gravataí e o Santo Ângelo, todos eliminados na segunda fase, onde também caiu o tradicional Grêmio Bagé. Três Passos e Panambi, mesmo com o apoio das comunidades e das prefeituras, também não passaram para a terceira fase, que será a fase semifinal, com dois quadrangulares. Destes dois quadrangulares, irão passar dois times de cada grupo para o quadrangular final. A Segundona é um verdadeiro funil. Eu que acompanho de perto posso afirmar que é um dos campeonatos mais equilibrados e difíceis que existe. Muitos favoritos e candidatos ao acesso já ficaram pelo caminho. Neste ano o campeonato se transformou numa verdadeira maratona. A competição iniciou em 30 de janeiro e vai até 27 de junho, com jogos praticamente em todos os meios de semana, além de todos os finais de semana. Desde o início da segunda fase, no dia 11 de abril, os times não tiveram mais nenhuma folga e será assim até o final. Viva a Maratona, viva o desgaste. Pra subir, além de time, o clube terá que ter elenco, estrutura, bons preparadores físicos, suplementação alimentar, boas refeições e muita concentração.  A partir da primeira rodada da fase semifinal, a TVCOM passa a transmitir um jogo ao vivo por rodada, sendo o primeiro na quinta-feira, às 15 horas, entre Cruzeiro e Guarany de Bagé, dois campeões estaduais, ao vivo do Estrelão. Pela pontuação da segunda fase observamos o equilíbrio das equipes. O melhor classificado foi o Riograndense de Santa Maria com 22 pontos, seguido pelo Guarany de Bagé com 19, Lajeadense e SERC Brasil com 18 e os quatro outros classificados (Cruzeiro, Rio Grande, São Paulo e Passo Fundo) fizeram 17 pontos. Confira os times sobreviventes:

Chave 7

Riograndense de Santa Maria

Guarany de Bagé

Brasil de Farroupilha 

Cruzeiro de Porto Alegre

Chave 8

Lajeadense

São Paulo de Rio Grande

Passo Fundo 

Rio Grande 

     O Riograndense fez a melhor campanha da segunda fase, com 22 pontos ganhos em trinta disputados. O Periquito de Santa Maria apostou em uma comissão técnica jovem e competente, formada pelo treinador Rodrigo Bandeira e pelo preparador físico Rafael Dias. O time tem como destaque o atacante Thiago DUarte, que disputou o Gauchão pelo Pelotas. Time base: Jair; Paulão, Morelli e Vinícius Kaiser; Cleiton, Rangel, André Tereza, Adílson e Luís Fernando; Fabio Alemão e Tiago Duarte. O Riograndense joga no histórico estádio Eucaliptos (inaugurado em 1935), que neste ano vem recebendo grandes públicos, como na vitória por 2 a 0 sobre o Panambi em 28 de abril (foto). 

 

    O Guarany de Bagé entra na fase semifinal apostando em sua tradição, na experiência da sua equipe e na força da sua torcida. O Guarany é o único clube do interior Bicampeão Gaúcho, com os títulos obtidos em 1920 e 1938 e já revelou grandes jogadores para o futebol brasileiro, como Calvet, Saulzinho, Branco, Luiz Fernando Rosa Flores e André Luiz. O Índio Centenário tem uma diretoria abnegada e o ex-goleiro Oswaldo Rolim de técnico. O time base tem Goico, Leandro Magrão, Ilson e Darzoni; Edinho, Tiago Coelho, Fabrício e Carlinhos; Dudu, Leandro Kível e Michel. Na foto, jogadores comemoram o gol da classificação na vitória por 2 a 1 domingo sobre o Sport Club Rio Grande no estádio Estrela D’Alva.

 

     O Brasil de Farroupilha vem investindo forte no futebol desde o início da temporada passada. O clube é comandado pelo empresário Flávio Cortiana em sistema de futebol-empresa. O time tem o ótimo técnico André Luiz e destaques como Maicon Sapucaia, Sandro Sotilli, o centroavante Gavião e Russo, ex-lateral-direito da Seleção Brasileira. É o meu favorito ao acesso.  O time base tem  Roger; Russo, Jean, Rafael Lopes e Fabinho; Rodrigo Dias, Tiago Rocha (Eduardinho), Maicon Sapucaia e Kito; Gavião e Sandro Sotilli. A classificação foi obtida com a vitória por 3 a 1 sobre o Cerâmica domingo em Gravataí (foto).

 

    O Esporte Clube Cruzeiro, o clube do meu coração, tem a tradição de 97 anos de uma história gloriosa que contém a pioneira excursão de um clube gaúcho à Europa em 1953, a segunda excursão ao velho mundo em 1960, o título do Torneio da Páscoa na Alemanha em 1960, o título do Torneio Internacional de Mar del Plata, na Argentina, em 1961, uma longa excursão à América Central ainda na década de 60 e dois títulos estaduais. O Cruzeiro foi Campeão Gaúcho no distante 1929 e Campeão da Copa Governador (hoje Copa FGF) em 1970. Porém, desde então, há longos 40 anos, o clube caiu muito e agora vive uma nova fase. O Cruzeiro vem numa restruturação desde 2005 e começa a colher os frutos. O planejamento estratégico do Cruzeiro prevê o clube na primeira divisão e com novo estádio até o centenário cruzeirista em 2013. O planejamento vem sendo cumprido pela diretoria comanda pelo presidente Dirceu Castro e a tendência é que isto realmente ocorra. O elenco atual tem 11 jogadores do grupo que foi Vice-Campeão Gaúcho de Juniores em 2008, mesclado com atletas experientes como Terrão, Rogério Patrola, Leandro Nunes e o centreoavante Adriano. No comando, o excelente técnico Benhur Pereira, que está há um ano no comando do estrelado. Ao seu lado, Marcelo Duarte comanda a preparação física de um time que corre os 90 minutos. A base é formada por Fabio; Alex Herber, Leo, Sandro Müller e Rogério Patrola; Leandro Nunes, Almir, Faísca e Diego Torres; Jo e Alex Goiano.

     O Clube Esportivo Lajeadense, assim como o Cruzeiro, passa por uma nova e crescente fase. O tradicional Alvi-Azul irá completar 100 anos na próxima temporada e vem apostando na formação de jogadores e na administração profissional do presidente Nilson Giovanella. O comando do futebol é do ex-jogador Everton Giovanella, ex-Inter, que atuou 10 anos na Espanha. Em campo, Luiz Freire comanda a equipe há 18 meses. Os destaques são Piccinin, Celsinho e Lucas. O Lajeadense está jogando no estádio Florestal, já vendido, mas em 2011 irá inaugurar o seu novo estádio, já em obras. A torcida tem comparecido em grande número, como no empate em 0 a 0 com o Cruzeiro no dia 5 de maio (fotos). O time base tem Gallas; Celsinho, Gonçalves,Gabriel e Castiano (Segatto); Cris Beato, Mateus, Piccinini e  Marquinhos; Lucas e Robert (Maycon).

    O Esporte Clube Passo Fundo voltou forte neste ano. O time tem o artilheiro Adão e trocou de técnico na penúltimo rodada da fase anteior, após derrota em casa para o Riograndense. Bebeto Rosa foi demitido e Paulo Henrique Marques assumiu a ingrata missão de vencer o último jogo em Três Passos para buscar a classificação e o time vermelho do Plantão Central obteve de forma heróica a sua vaga.  O estádio do Passo Fundo, o Vermelhão da Serra (foto), é um dos melhores do Estado.

 

        Para acirrar ainda mais esta centenária rivalidade, Sport Club Rio Grande e Sport Club São Paulo estão classificados para a fase semifinal e ficaram no mesmo grupo. Os dois clubes de Rio Grande terão pela frente o Lajeadense e o Passo Fundo no sonho de recolocar a cidade no mapa da elite do futebol gaúcho. São dois campeões Estaduais, o Sport Club Rio Grande, o Vovô, o mais Velho do Brasil, foi campeão em 1936, e o São Paulo, o time do povo em Rio Grande, foi campeão Gaúcho em 1933 e possui uma das maiores e mais fanáticas torcidas do interior do Estado.

      O São Paulo conta com a força da sua fiel e fanática torcida, que chega a colocar sete mil pessoas por jogo no estádio Aldo Dapuzzo. Os destaques do time são o volante Wagner Rincon, o meia Mazinho e os atacantes Bruno Garcia e Cortez. O técnico é Paulo Afonso Coelho, o Leco, que tem este time base (foto abaixo): Douglas; Mateus, Silva, Alberto e Alex; Wagner Rincon,  Emerson Dantas, Mazinho e Cortez; Felipinho (Cristian Fabian) e Bruno Garcia.

 

    O Rio Grande é treinado pelo ex-ponteiro Toquinho. O time basé (foto acima) é Patrick; Mano, Carlão e Fogolari; Maicon, Igor, Robson, Jorginho e Dudu Branco; Roberto (Jeferson) e Mano Garcia. Os destaques são o artilheiro Mano Garcia e o experiente zagueiro Carlão. O Vovô vem investindo forte na estrutura e há dois anos vem crescendo no cenário do futebol gaúcho. O Vovô aposta na estrutura para chegar ao quadrangular final.

   A fase semifinal começa nesta quarta-feira com três jogos: São Paulo x Lajeadense, Passo Fundo x Rio Grande e Brasil de FArroupilha x Riograndense. Na quinta-feira, às 15h, ao vivo pela TVCOM, tem Cruzeiro x Guarany de Bagé.

 

Crédito das fotos: Assessorias de Imprensa e sites de S.C.Rio Grande, S.C. São Paulo, C.E. Lajeadense, E.C. Cruzeiro, F.C.Riograndense e Guarany F.C. Foto do jogo Cerâmica e Brasil do amigo Sandro Vinciprova, do Correio de Gravataí, e a foto de arquivo do estádio Vernelhão da Serra.

Tags: , , , , , , ,

2 comentários para “APERTA O FUNIL DA SEGUNDONA”

  1. Jair disse:

    Os clubes de Rio Grande estão bem,faltando jogadores apenas em posições pontuais.

    A cidade está crescendo muito em virtude do polo naval.Agora instalarão energia eólica.Espero que,na esteira, os clubes também sejam alavancados,fazendo times competitivos.

  2. alfredo rizzi disse:

    Campelo,

    Parabéns pela cobertura da Segundona. Lendo esse texto me deu muita saudade do Colorado Santanense. Infelizmente o 14 de Julho, nem de perto, tem conseguido representar o futebol da Fronteira da Paz, como fez com muita luta o Grêmio Santanense. Espero que um dia o colorado volte a incendiar o Honório Nunes.

Deixe um comentário






Compartilhar

Mais lidas

Continue Lendo
Relacionados

Empresa lança NFTs para apoiar futebol feminino; Entenda

O banco de investimento suíço Credit Suisse e a...

E-Sports e Metaverso; Conheça projeto da Talon

Talon Esports anunciou que está lançando um metaverso para...

2024 o ano dos Fan Tokens? Veja as melhores opções

A introdução da tecnologia blockchain e das criptomoedas revolucionou...

Gigante do Futebol Inglês cria sua própria Criptomoeda

O Tottenham Hotspur está colaborando com o Socios.com para...