O LIVERPOOL JÁ ESTEVE EM PORTO ALEGRE

Data:

O LIVERPOOL JÁ ESTEVE EM PORTO ALEGRE

     O modesto e tradicional Liverpool de Montevidéu, fundado em 15 de fevereiro de 1915, está em Porto Alegre pela terceira vez em sua história de 96 anos. O clube do bairro Belvedere vive o melhor momento de sua trajetória. Em 2009 estreou em competições internacionais disputando a Copa Sul-Americana e na temporada 2009-2010 foi a equipe que mais pontos somou no futebol uruguaio, garantindo a sua classificação para disputar a Taça Libertadores da América pela primeira vez. O principal ídolo do clube é Roque Máspoli, Campeão Mundial, no Maracanã, em 1950. A curiosidade da história do Liverpool é que o clube é mais novo que o seu estádio o acanhado Belvedere, oficialmente com sete mil lugares. O estádio Belvedere (foto abaixo) foi inaugurado pelo Montevideo Wanderers, em 1909. Foi lá no Belvedere que a Seleção Uruguaia vestiu pela primeira vez a mítica camisa Celeste, em 1910. Tem até placa no estádio lembrando da data. O Liverpool só passou a ser o seu proprietário em 1938, quando já tinha 23 anos de vida.

       O Liverpool estreou na Libertadores empatando em 2 a 2 com o Grêmio no histórico estádio Centenário. Agora, vem a Porto Alegre, onde já esteve em setembro de 1954 para enfrentar o Grêmio no Festival de Inauguração do Estádio Olímpico e o Internacional em jogo amistoso. A segunda viagem do Liverpool a Porto Alegre foi em novembro de 1970 para enfrentar o Cruzeiro na despedida do estádio da Montanha, a 40 anos.

        Até a década de 70, eram comuns os amistosos entre equipes gaúchas e times do Uruguai e da Argentina. O Liverpool foi o convidado para o último jogo do estádio da Montanha, do Esporte Clube Cruzeiro, na Colina Melnacólica, onde hoje está construído o cemitério João XXIII na Capital Gaúcha. O jogo de despedida da Montanha foi realizado em 8 de novembro de 1970, no mesmo dia da inauguração do Autódromo Internacional de Tarumã. Mesmo com a concorrência da inauguração do primeiro autódromo gaúcho, mais de 15 mil pessoas lotaram o estádio da Montanha na vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Liverpool. No final da partida, fiéis torcedores cruzeiristas deixaram o estádio chorando. Parece que anteviam as décadas de decadência e ostracismo que o clube estrelado viveria após o fatídico negócio com o cemitério, onde só quem saiu perdendo foi o Cruzeiro. Bem, em campo, o Cruzeiro ganhou do Liverpool com gols de Pio, Índio e Arlém, ex-Inter, Cruzeiro-MG, Atlético-MG e São José-RS. Arlém marcou o último gol do estádio aos 44 minutos do segundo tempo. Brandon e Gomez fizeram os gols uruguaios.

Estádio da Montanha, antes da construção arquibancada do fundo, em 1963.

Estádio da Montanha. Social lotada na década de 50.

 

 

Na inauguração da Montanha, março de 1941, o Cruzeiro ganhou do poderoso São Paulo por 1 a 0, gol de Gervásio.

 

     Em 22 de setembro de 1954, o Grêmio enfrentou o Liverpool, no segundo jogo da história do estádio Olímpico. A partida contra o Liverpool fez parte do festival de inauguração do estádio Olímpico, que também contou com a presença do Nacional de Montevidéu. Liverpool e Nacional vieram do Uruguai no mesmo voo para Porto Alegre. O Grêmio venceu o Liverpool por 4 a 0, marcando todos os seus gols nos últimos 20 minutos de jogo. O jogo foi à tarde, em dia útil, com pouco público, pois o sistema de iluminação do Olímpico ainda não existia. O jornal Correio do Povo definiu assim a vitória tricolor: ”O Grêmio fez boa partida merecendo amplamente a expressiva vitória“.

Nesta mesma viagem, o Liverpool também jogou com o Internacional aqui em Porto Alegre e também perdeu por 4 a 0. Ou seja, até hoje, foram três jogos em Porto Alegre e três derrotas do Liverpool, que levou 11 gols e fez apenas dois.  

Foto do Correio do Povo de 23 de setembro de 1954. Ao fundo da foto, no alto, o prédio branco, longo, é o antigo pavilhão social do estádio da Montanha, exatamente onde hoje estão as capelas do cemitério.

 

Grêmio 4 x 0 Liverpool do Uruguai, em 22/09/1954
GRÊMIO: Sergio; Enio e Orli; Roberto, Sarára e Airton; Tesourinha, Milton, Camacho (Delem), Zunino e Delem (Victor)

LIVERPOOL: Silveira (Cancheiro), Fleitas e Traverso; Arsimendi, Hosiris Romero e Laraiti; Oliveira, Erley Perez, Oscar Abreo, Gonzalez e Orlandi

Data: 22 de setembro de 1954, quarta-feira, 16h00min

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS

Juiz: Fortunato Tonelli.

Gols: Tesourinha aos 26, Zunino aos 29 minutos, Vitor aos 36 e Delem aos 42 minutos do segundo tempo

Tags:

4 comentários para “O LIVERPOOL JÁ ESTEVE EM PORTO ALEGRE”

  1. Guilherme disse:

    Blog do campelo…. acho q ta mais pro blog do cruzeiro

  2. rodrigo disse:

    parabéns pelo post que fala das passagens do liverpool por POA, material histórico de grande valia

  3. AlexandreSaldanha disse:

    Legal esta tua reportagem, coloquei no Twitter para a galera ver, passa lá: http://www.twitter.com/alexandresalda . Abraço

  4. gigante da beira rio disse:

    eh pois o primeiro jogo do chiqueirao o gremio tomo do colorado eheheheheh111

Deixe um comentário






Artigo anterior
Próximo artigo

Compartilhar

Mais lidas

Continue Lendo
Relacionados

Empresa lança NFTs para apoiar futebol feminino; Entenda

O banco de investimento suíço Credit Suisse e a...

E-Sports e Metaverso; Conheça projeto da Talon

Talon Esports anunciou que está lançando um metaverso para...

2024 o ano dos Fan Tokens? Veja as melhores opções

A introdução da tecnologia blockchain e das criptomoedas revolucionou...

Gigante do Futebol Inglês cria sua própria Criptomoeda

O Tottenham Hotspur está colaborando com o Socios.com para...