CRUZEIRO RECEBE HOMENAGEM NA ASSEMBLÉIA

Data:

CRUZEIRO RECEBE HOMENAGEM NA ASSEMBLÉIA

O Esporte Clube Cruzeiro será tema do grande expediente nesta quarta-feira, dia 1 de junho. A homenagem será feita pelo deputado estadual Miki Breier (PSB) em razão da excelente campanha feita pelo clube. Neste ano, ao estrear na série A, o time ficou em terceiro lugar no campeonato gaúcho. Uma virada rápida na trajetória do Clube que disputou a segunda divisão no ano passado. Com a bela campanha desde ano, se credenciou para a Série D do campeonato nacional, que se inicia no dia 17 de julho.

Fruto desta nova fase, o time também teve o técnico, Leocir Dall”Astra, eleito como o melhor do Gauchão 2011. Outra novidade na trajetória do Cruzeiro é a construção da Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha. O novo estádio do clube terá capacidade para abrigar 15.000 pessoas.

Com uma história de pioneirismo, foi fundado em 14 de julho de 1913. Durante décadas foi a terceira força do futebol gaúcho, ao lado da dupla grenal. Foi campeão em 1918, 1921 e 1929, e ainda outros títulos importantes tais como a taça Cidade de Porto Alegre nos anos de 1943 e 1947 e o Campeonato Extra da Cidade também em 1943 e o Vice-Campeonato de 1942, 1945 e 1947.

Em 1914 criou as categorias inferiores infanto juvenil e juvenil e lançou a ideia da liga infantil juvenil de futebol. Em 1917 o Cruzeiro propôs que fosse regulamentada a entrada de jogadores estrangeiros nos clubes gaúchos. Em 1945 foi o primeiro clube gaúcho a contratar um técnico estrangeiro o húngaro Emeric Hirchi, que trouxe a famosa dupla Flamini e Lombardini. Ainda em 1941, o clube inaugurou o Estadio da Montanha, considerado na época um dos mais modernos do país.

Em 1953 foi o primeiro time fora o eixo Rio São-Paulo a fazer uma viagem ao exterior, Europa, Ásia e Oriente Médio (empatou com o Real Madrid na época o melhor do mundo. Em 1960 fez uma nova excursão e desta vez foi campeão do Torneio de Páscoa de Berlim.

Em 1961 viajou para a Argentina e trouxe desta vez o titulo de Campeão do primeiro Torneio Internacional de Páscoa de Mar Del Prata. O Cruzeiro despontou ainda durante décadas como a maior força do atletismo gaúcho foi destaque no Voleibol e do basquete sendo hexacampeão gaúcho. No basquete foi o primeiro clube gaúcho a disputar a Taça Brasil da modalidade. O time do cruzeiro era formado por universitários e estudantes da Escola Militar de Porto Alegre.

 Assessoria de Imprensa do Deputado Miki Breier

Tags:

7 comentários para “CRUZEIRO RECEBE HOMENAGEM NA ASSEMBLÉIA”

  1. Colorado João disse:

    Estadio para 15.000 aficionados que sólo disponen de 18 fieles escuderos.

    Crees que es necesario?

  2. adriano mezari duarte disse:

    Montanha, parabéns ao cruzeiro, e a todos que ajudaram esse clube, claro que tu é um desses destaques. Cruzeiro verdadeiro campeão de tudo e todos os esportes. Mas espero resposta do xadrez.

    Um grande abraço!

  3. Chukinoia disse:

    Cade o Colorado João? não vem da pitaco aqui não?

  4. adriano mezari duarte disse:

    Deixa o joão, cliente tem sempre razão. cruzeiro 1 x 0 inter no estadio da ulbra e semifinal do gauchão inter eliminado nos penaltis.

  5. Fábio disse:

    Pra variar, entro nos comentários e vejo o Colorado João apanhando….

  6. Colorado João disse:

    Chukinola = SEM TAÇA

  7. Chukinoia disse:

    Colorado João = Sem Ídolo!

    Renato>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Gabiru

Deixe um comentário






Compartilhar

Mais lidas

Continue Lendo
Relacionados

Empresa lança NFTs para apoiar futebol feminino; Entenda

O banco de investimento suíço Credit Suisse e a...

E-Sports e Metaverso; Conheça projeto da Talon

Talon Esports anunciou que está lançando um metaverso para...

2024 o ano dos Fan Tokens? Veja as melhores opções

A introdução da tecnologia blockchain e das criptomoedas revolucionou...

Gigante do Futebol Inglês cria sua própria Criptomoeda

O Tottenham Hotspur está colaborando com o Socios.com para...