OBRIGADO DAMIAN E CESAR FREITAS

Data:

OBRIGADO DAMIAN E CESAR FREITAS

     O mínimo que posso fazer é agradecer aos pesquisadores Marco Antonio Damian e Cesar Freitas. Após nove anos de pesquisa, eles lançaram no mês passado o livro “Enciclopédia do Futebol Gaúcho – Volume 1 Ídolos e Craques”, com a história futebolística de 1.560 atletas que brilharam no futebol gaúcho de 1900 até os dias de hoje. Isto mesmo, são 1560 ex-jogadores destacados nesta que é a maior obra de pesquisa sobre jogadores do nosso futebol. Uma pesquisa detalhada, minuciosa e muita rica. A obra não se restringe aos famosos ou milionários craques do futebol, mas estende-se aos destacados jogadores que marcaram época em briosas equipes do nosso futebol. Além de jogadores, destaca técnicos, preparadores físicos e outros desportistas que contribuiram para a grandeza do nosso futebol. Esta obra deve ser obrigatória nas redações esportivas, onde muitos jovens cronistas de hoje sabem mais a trajetória de clubes como Borussia, Celtic e Spartak Moscou, do que a rica história do Grêmio Bagé ou do 14 de Livramento. Obra fundamental na casa de amantes do nosso futebol. O livro já foi lançado em Porto Alegre e em algumas cidades do interior como Cachoeira do Sul, Caxias e Passo Fundo. Eu adquiri o livro na banca de revistas que fica em frente ao antigo cinema Victoria, na avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre. O livro, de 340 páginas, foi lançado pela editoria Passografic, de Passo Fundo, e estará na próxima edição da nossa Feira do Livro. A idéia dos autores é lançar mais dois volumes, contando a história dos clubes, dos campeonatos estaduais e da Seleção Gaúcha. Parabéns César e Damian e obrigado pela obra. Conheço o César há vários anos e considero-o um dos mais importantes pesquisadores da história do nosso futebol. Ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente o Damian, que reside em Passo Fundo, mas já li os seus dois livros sobre o futebol de Passo Fundo e sobre a história do Sport Club Gaúcho. São dois pesquisadores responsáveis, confiáveis e detalhistas. Uma obra histórica requer muita pesquisa, dedicação, paciência e principalmente muita conferência de dados e nestes dois autores podemos confiar.

      O livro conta as trajetórias de craques e ídolos famosos como Renato Portaluppi, Figueroa, Falcão, Mazzaropi, mas não deixou de lado nomes míticos do nosso interior como Miconga, Tadeu Xavier, Robertão, Daizon Pontes, Chicota, Tadeu Bauru, Lettieri, Zezinho, Bebeto….ou nomes mais antigos como Sisson, Lagarto, Julio Peterson, Carlitos, Foguinho, Mario Reis, Fruto, Chinesinho, Alvariza, Castelhano, Geóvio, Birinha, Nico, Silvio Pirillo, Tesourinha, Luiz Carvalho, Saulzinho…

      Fiquei ainda mais feliz ao defrontar-me com diversos craques que construiram a história gloriosa do meu amado Cruzeiro, desde o eterno Espir Rivaldi, que vestiu a Jaqueta estrelada por 19 temporadas e foi Campeão Estadual em 1929, passando por Tonico, Cará, Flamini, Lombardini, Marne Demenegui, Marazita, De Lorenzi, Rui, Capaverde, Saladuro, Bido, Pio, Didi Pedalada, Raul Taglari, Mauro Barrilzinho, Ortunho, Vieira, Arlém, Renato Cogo, Hermes, Irno, Ilmo, Luiz Carlos Lua, Alfredo Mostarda, Valdir de Morais, Tesourinha II, Hermes da Conceição, Luizinho, Antunes, Julio Cesar Galego, Itamar, Chico Spina, Serginho, Levi, Doraci, Pinga, Salvador, Valtão, Rudimar, Casquinha, Lauro Adams, Nelson Adams, Xisto, Laerte…A história do Cruzeiro está viva nesta obra. Grande Obra.

 

PS: Me senti muito orgulhoso por achar o meu nome citado entre os agradecimentos e mais ainda na bibliografia com o “Caderno de História do Futebol Gaúcho”, lançado em 2005 pelo Memorial do Rio Grande do Sul, que escrevi sobre a história do nosso futebol desde a criação do Sport Club Rio Grande. Esta alegria e orgulho não tem preço. Obrigado.

Tags:

4 comentários para “OBRIGADO DAMIAN E CESAR FREITAS”

  1. AUGUSTO disse:

    Legal mesmo Campelo, essa eu quero comprar.

    Tu podia escrever um também!

  2. zé Carpinteiro disse:

    Grande Campelo! Excelente lançamento. Vou adquirir agora na feira. É um documento histórico.

    abraços

  3. alexandre jaehn disse:

    campelo tem que destacar a vitoria do igrajinha sobre o inter hein muito bom o time deles realmente

  4. Rodrigo Coufal disse:

    Grande dica Ernani , essa semana vou nessa banca comprar um , vim do Rio quinta , ainda bem que não fiquei pra esse fiasco que foste obrigado a ver …

    RC: Grande Cufa. Abraço meu irmão.

Deixe um comentário






Artigo anterior
Próximo artigo

Compartilhar

Mais lidas

Continue Lendo
Relacionados

Empresa lança NFTs para apoiar futebol feminino; Entenda

O banco de investimento suíço Credit Suisse e a...

E-Sports e Metaverso; Conheça projeto da Talon

Talon Esports anunciou que está lançando um metaverso para...

2024 o ano dos Fan Tokens? Veja as melhores opções

A introdução da tecnologia blockchain e das criptomoedas revolucionou...

Gigante do Futebol Inglês cria sua própria Criptomoeda

O Tottenham Hotspur está colaborando com o Socios.com para...