Ice Climbing Festival: imperdível para os fãs de escalada no gelo

Data:

Só estou pensando no que será o II Festival de Escalada em Cascata Congelada em Vallecitos, Mendoza, Argentina, que acontecerá em julho. Estive presente no primeiro Festival, no mesmo local. Foi espetacular!

Para começar, Vallecitos nos ofereceu toda a sua paisagem de primeira: por um lado El Cerro Plata, de outro El Vallecitos e El Rincón. Na chegada, um pequeno hiking entre neve e pedras. Pronto! A minha frente estavam às cascatas congeladas, duas grandes colunas de puro gelo cristalino!

Meu Deus, o que era aquilo: belezas artificiais? Sim! As cascatas foram criadas por Humberto Câmara Junior, gaucho de Porto Alegre, radicado em Mendoza a mais de 8 anos e por seu sócio Juan Pablo “Gato” Rinaldi , natural de 25 de Mayo, província de Buenos Aires. Eles derivaram, através de mangueiras isoladas, a água que passava em um pequeno riacho debaixo da neve para irem formando as cascatas. Foi um longo e difícil trabalho em equipe dos dois escaladores e guias de alta montanha. Uma organização de um festival que brindou entretenimento, não somente para os competidores argentinos e países vizinhos, mas também para o povo local e turistas da região que chegaram como observadores pois “algo estava acontecendo”…

No primeiro dia do evento, o publico de diferentes pontos geográficos (Rosario, Buenos Aires, San Juan, Chile e Brasil) se deleitou com exibição de todos os competidores. Logo, se ascendeu uma grande fogueira ao lado do Refugio Diamante para desfrutar do churrasco, junto com os saborosos vinhos da bodega PULMARY, que aportou para os brindes. Logo veio a rodada de sorteios e presentes, como os vários exemplares da revista KOOCH a cargo dos organizadores os quais projetaram suas ascensões guiadas ao Cerro Plata, também Angel Armesto, e o apresentador do evento, mostrou seu trabalho no Cerro Ama Dablam, nos Himalayas.

Domingo! Chegou a hora de demonstrar as qualidades dos participantes, tanto das categoria feminina quanto elite masculina, que entre os gritos e suspiros se descobriu que eram os melhores. Pudemos apreciar boa técnica e equipamentos sofisticados, como piquetas técnicas ergonômicas e grampões monoponta. Primiero escalaram a cascata ”O diamante”, que era em formato de “vela”, gelo de 20 metros com um estalactite de suspensão na primeira rodada e na ”Tumorosa” que apresentavam forma de cortina e verglás na parte superior, o que ofereceu movimentos bonitos na rocha congelada. A terceira rodada era a mais extrema: os concorrentes subiam o Tumorosa até a metade, e faziam uma passagem nos balcões de gelo e de rocha congelada, subiam e cruzavam o diamante abaixo da estalactite. Era um espetáculo de seis minutos, tempo máximo para cada competidor resolver as equações resultantes na delicada escalda em gelo das cascatas.

A premiação foi o mais emocionante! Pesou a dificuldade dos competidores e os caminhos no gelo misturados com as rochas. Quase todos os escaladores solucionaram os problemas demonstrando diferentes técnicas e estilos, dos quais saíram os ganhadores do festival, segundo as marcas e pontuações dos jurados que avaliaram através de uma foto os critérios de ponto útil e dominado, mais o tempo de ascensão de cada um.

O Refugio “MAUSY” estava em clima acolhedor, de amizade e de paixão pela escalada. Uma linda celebração, uma sessão de agradecimentos e a entrega dos troféus: um par de piquetas técnicas para o primeiro colocado na categoria elite masculino, piquetas de travessia, grampons e botas de gelo para segundos e terceiros, prêmios cedidos pelo patrocinador oficial SCANDINAVIAN, acompanhados de roupas impermeáveis e outros acessórios técnicos de escalada, cedidos pela GARMONT, CLIMBERS MOUNTAIN SHOP, POWDER e RAFFIKE. A categoria feminina não ficou fora dessa: também receberam troféus e a premiação de piquetas, grampons e roupas impermeáveis.

Agora, o convite para o ICE CLIMBING FESTIVAL VALLECITOS 2009, que ja conta com incentivos para incrementar novas cascatas e diferentes vías de diferentes alturas e dificuldades, e impecável premiação num novo espectaculo. Nesse ano de 2009, o ambiente do Festival vai contar com uma arquibancada, postos de venda de comidas regionais, equipe médica e de resgate em montanha, stands de venda de equipamentos, festa eletrônica, sorteios e o mais importante: 4 cascatas congeladas de diferentes níveis e uma cascata pendurada ao teto de uma caverna, com sessões de escalada mista em rocha guiada! É a modalidade “drytooling”. Os escaladores progridem em rocha usando ferramentas de escalada em gelo de cascata. Tudo está em fase de produção quanto aos patrocinadores, mas a organização ficará por conta da VENTONEGRO Mountainguides Company e da LENTE AUSTRAL Productora.

O convite esta aberto tanto para esportistas quanto para os turistas, pois além do Festival, vale a pena conhecer Vallecitos, seu centro de esqui, grandes escaladas e ascensões invernais!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Continue Lendo
Relacionados

FIFA; NFTs estarão presentes no maior game de futebol do mundo?

Uma das maiores franquias de Videogames do mundo, o...

Atletas têm prejuízo milionário com Criptomoedas

Desde a popularização e o "boom" das Criptomoedas, muitos...

Barcelona planeja lançar próprias NFTs e Criptomoedas

Um dos maiores clubes do mundo, que já ostentou...

Time americano aceita Bitcoins como forma de pagamento

O Oakland Athletics, é uma das equipes mais tradicionais...