Quem surfa, mergulha ou faz qualquer atividade em água, sabe como é legal a companhia de uma simpática tartaruga, seja marinha ou de água doce como vi na Lagoa dos Patos.
E para preservar estes animais que o projeto Karumbé entra em cena.
Os consumidores já identificam a Mormaii como uma empresa que veio do surf e que valoriza atitudes de preservação da natureza. Entre as ações de apoio promovidas pela marca, a Mormaii inclui o projeto Karumbé.
Com sede no Uruguai, uma equipe de cinco pesquisadores preocupa-se com a preservação da tartaruga-verde (Chelonia mydas). O grupo de 12 voluntários estrangeiros também tem ajudado muito para o sucesso do projeto Karumbé.
A espécie é encontrada em várias partes do oceano Atlântico e visitam a região sul das Américas para se alimentar. Cada animal capturado no Uruguai é pesado, medido, marcado e solto.
Segundo o oceanógrafo Gustavo Martinez Souza, “existem indivíduos de dez grupos diferentes que vem ao Uruguai”. O projeto Karumbé abrange as atividades em Santa Catarina (Brasil) e na Argentina.
Entre no site e fique por dentro das atividades desse grupo, além de saber as áreas protegidas nos mapas da região de Cerro Verde, no Uruguai!